Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Para sociólogo, submissão da mulher veio devido ao cristianismo


O sociólogo Rogério Giugliano, de 39 anos, explica que a questão da violência contra a mulher vem da sociedade brasileira, que tem uma estrutura de poder e imposição para dominar as mulheres. “No Brasil, há uma ideia de que o feminino precisa ser dominado, submetido e controlado”, afirma.

Para ele, o estupro não é somente um ato sexual, mas também, é um ato de dominação sobre a mulher. “O estupro é um ato de submeter às mulheres ao poder dos homens”, explicou Giugliano.

Rogério conta que a sociedade não aceita a mulher dominante. Ela não pode ocupar uma posição de poder dentro de um relacionamento, pois é considerada um perigo pelos homens - “O poder é patriarcal, ele está nas mãos dos homens e eles não vão abrir mão disso de uma maneira tranquila”. 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apontou que 14% da população brasileira concorda que a mulher casada deve satisfazer o marido na cama, mesmo quando não tem vontade. De acordo com o estudo, o que aumenta a concordância de que a mulher deve servir sexualmente o marido, independente da vontade é a religião. A pesquisa apontou também que 45% da população se incomoda de ver um casal gay se beijando. Leia a matéria completa.

O sociólogo explica que o machismo surgiu com a ascensão da moralidade cristã. “No fundo, o cristianismo é parte desse grande processo de submissão da mulher ao poder do homem. Além disso, há a masculinização dos deuses, as deusas mulheres são transformadas em deuses. Isso é parte de um processo de poder”.  Escute a entrevista completa aqui.
 
                Por Paloma Conde.